Estudos de Impacte Ambiental (EIA) nas Águas Subterrâneas
Todos os projetos públicos e privados suscetíveis de produzirem efeitos significativos no ambiente devem ser sujeitos a uma "Avaliação de Impacte Ambiental" o qual constitui um processo de identificação, previsão, avaliação e mitigação dos impactes relevantes (biofísicos, sociais e outros) decorrentes de uma dada proposta de desenvolvimento (projeto).
É um processo sustentado na realização de estudos e consultas, com participação pública e análise de possíveis alternativas, que tem por objeto a recolha de informação, identificação e previsão dos efeitos ambientais de determinados projetos. Com base nessa informação é possível identificar medidas que evitem, minimizem ou compensem esses efeitos, bem como métodos de acompanhamento da evolução dos mesmos (monitorização).
A elaboração de um Estudo de Impacte Ambiental (EIA) implica o envolvimento de uma equipa multidisciplinar, abrangendo vulgarmente um vasto conjunto de especialidades, que se impõe ao cumprimento da legislação em vigor (Geologia e Geomorfologia, Solos e Usos do Solo, Recursos hídricos superficiais e subterrâneos, Biodiversidade, Resíduos, Ruído, Ar, Paisagem e Património arqueológico.
A GRANDEWATER possui o know how a nível da especialidade dos recursos hídricos subterrâneos, ou seja:
- caracterização do estado dos recursos hídricos subterrâneos;
- previsão dos efeitos do projetos nos recursos hídricos subterrâneos;
- recomendação de medidas que contribuam para a minimizar ou compensar esses efeitos;
- recomendação de plano de monitorização dos aspetos
qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos subterrâneos.